Ponte Alta...nossa terra... nossa gente...nossos valores.

Construção da Fabrica de Cimento

Construção da Fabrica de Cimento

 

Em 1951, acabaram de construir a ferrovia, tendo como finalidade principal o transporte de cimento para outras cidades.
Por ocasião da construção e montagem da fábrica de cimento, corriam para esta localidade, operários de todas as regiões do país a procura de um meio de vida; vinham pessoas de outros estados, principalmente do Nordeste, Norte, centro e sul do Estado de Minas Gerais, onde chegava a notícia da construção, em ritmo acelerado, de uma indústria nas proximidades deUberaba. Os operários que vinham, logo traziam suas famílias. A localidade de Ponte Alta, até então sertaneja passou a ter um povoado onde viviam acima de 400 famílias.
A fábrica de cimento iniciou suas atividades em 15 de agosto de 1954, porém foi inaugurada em 24 de agosto do mesmo ano, como Cia. Ponte Alta e era muito famosa, pois o seu cimento foi considerado o melhor do Brasil. A fabricação do 1º saco de cimento ocorreu no dia 24 de agosto de 1954.
A Fábrica de Cimento Portland Ponte Alta, tinha como diretoresAntônio Aymoré Pereira Lima, Augusto Freire de Matos Barretos Filho, Armando Freire de Matos Barreto, Walter Prado Dantas e Arlindo de Carvalho.

* Otavio Ribeiro*